RINOCERONTES?

É O QUE TEM PARA HOJE | PIAUI 177 JUNHO 21

“…E você chegou, nosso precioso inimigo, você criatura deserta, homem cercado da morte …. O que saberá dizer agora, diante da nossa assembleia? Jurará por um deus? Mas que Deus?”

Primo Levi escreveu isso em 1960 quando os israelenses sequestraram Eichmann em Buenos Aires e o julgaram em Israel. Foi sentenciado e enforcado.

Primo Levi lhe desejava outro destino “Ó filho da morte, não lhe desejamos a morte/Que você viva tanto quanto ninguém viveu:/Que viva insone cinco milhões de noites. Essa narrativa está em EICHMANN E OS RINOCERONTES (pg 2) texto de Fernando de Barros e Silva. Parece exagerado comparar o holocausto com o genocídio que está havendo aqui? A questão é a RESPONSABILIZAÇÃO dos que fazem conscientemente o massacre, a MALDADE. Primo Levi escreveu muito sobre os lagers. Tem um livro que é essencial OS AFOGADOS E OS SOBREVIVENTES , além de muitos outros necessários como “A trégua” e “É isto um homem ?”

Como muitos que sobreviveram aos campos de concentração Primo Levi não conseguia explicar a MALDADE. Seres humanos friamente executando seres humanos.

Escreveu ” se tem Deus não tem lager.Se tem lager , não tem Deus”.

No texto da Piauí se compara a situação que vivemos com o conteúdo da peça O RINOCERONTE de Ionesco onde as pessoas para enfrentar a situação absurda, vão se conformando e se “animalizam’, tornam-se rInocerontes.

Respondendo a pergunta colocada pelo repórter se aqui ” esse capítulo sinistro da nossa história será contado pelo poema de Primo Levi ou pelo teatro de Eugène Ionesco” , digo em bom som : por Levi.E por nosotros mismo, por supuesto.🚩

As manifestações de rua apontam para o Basta!
Os animalizados são minoria.

Se nossa lenientes instituições vão amaciar o julgamento futuro doS CoisoS não sabemos.

Mas, por falar em RInocerontes em nossas vidas ,um deles, o super ministro Paulo Guedes diz sem cerimônia “Se eu sair dá impeachment” em “SOU EU AQUI” de Ana Clara Costa (pg 115)
A matéria reconstroe a aproximação de um badboy do núcleo duro dos neoliberais, gente do alto mundo das finanças com o tresloucado capitão corporativista e que seria avesso ao liberalismo.

A realidade é que as reformas necessárias para a burguesia estão acontecendo (desde o traíra Temer), o Congresso é ” sem problemas” , todas boiadas estão passando.Inda agora vem no toque de caixa a privatização da Eletrobrás.( Deputados votando numa segunda feira? Ih! Tem cheiro de emenda no ar..😃)

São 35 páginas do texto de Ana Clara Costa (pg 115 a 150)onde repassando a carreira do auxiliar de Pinochet e figura do alto comando dos círculos financeiros destila sua condição de. ” EU SOU O CARA”.

São tantas as cascas de bananas jogadas ao longo do nosso caminho todos os dias que nos apercebemos pouco do REAL que são as medidas econômicas e o papel desse posto Ipiranga para quem nao adianta e nem precisa perguntar.Ele sabe o que faz de maldade, lúcida , consciente e friamente.
O resultado está à vista: o desemprego e o desalento de procurar trabalho; o teto de gastos e os cortes na saúde, educação e ciência; o aumento exponencial de moradores nas ruas.
Tudo isso visível. Invisíveis são os RINOCERONTES que andam na sala.

Ainda a conferir CERTO, PERDESTE O SENSO sobre a indefinição do CENSO do IBGE de Bruno Carazza (pg 71) sobre (talvez) o mais grave ‘obscurantismo dos poderes da República e a cegueira estatística do país”

Para um DESGOVERNO que desmente através do COISO dados do INPE, do ICM-BIO,do IBAMA, das secretárias de saúde e epidemiologistas sobre as mortes da COVID, detonar o IBGE é SÓ mais um crime
No mais as homenagens a Alfredo Bosi e Martha Argerich.

Sebastião Neto – dirigente sindical e pesquisador do IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas).
🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹
Apoie a REDE IIEP com
contribuição mensal
secretaria@iiep.org.br
📞11- 9 7110 2474

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta