23 de fevereiro

A Geopolítica da Vacina

O programa Rodamundo, do site Ópera Mundi, na sua edição de 22 de fevereiro, apresenta um levantamento detalhado do processo de vacinação em todo o globo. Por ele fica evidente a supremacia dos países ricos sobre mais pobres no ritmo de aplicação e de compra das vacinas contra o Covid19. Mostra também como China, Estados Unidos, Europa e Cuba têm atuado politicamente com estratégias diferentes nas suas relações com o resto do mundo.

Sob a coordenação de Haroldo Ceravolo Sereza e participação de Ana Prestes, Vanessa Martina Silva e Breno Altman, Rodamundo tem uma edição semanal a cada segunda-feira e merece ser acompanhado pelos leitores do Manifesto Petista.

Instituto Lula abre inscrições para dois cursos

(de 22 de fevereiro a 5 de março)

O Instituto Lula está com inscrições abertas para o curso Saídas progressistas para a pandemia”. O ciclo é fruto de uma parceria entre Instituto Lula, CIFRA/CTA (Argentina), Fundación Liber Seregni (Uruguay), Instituto de Formación Política de MORENA (México) e Transform! (Europa) e visa apresentar o diagnóstico e as propostas desenvolvidas em sete países — França, Argentina, Espanha, México, Portugal, Brasil e Uruguai — frente à pandemia.

No mesmo período acontece o curso “Classe trabalhadora na terceira década do século 21”, com a presença da professora Dallila Andrade de Oliveira da UFMG, Heleno Araújo, presidente da CNTE (Conferência Nacional dos Trabalhadores de Educação); Marta Vanelli, secretaria geral da CNTE; e Marcio Pochmann, presidente do Instituto Lula.

https://institutolula.org/duas-semanas-intensas-na-escola-de-verao-instituto-lula

Lançado o livro “Os Militares e a Crise Brasileira”

Organizado por João Roberto Martins Filho, o livro reúne um conjunto de textos que procuram entender as raízes, o significado e as perspectivas da participação militar na crise brasileira. Os autores, originários da Ciência Política, da História, da Antropologia, da Sociologia e da Filosofia, bem como do jornalismo e da própria profissão militar, traçam um quadro que ajuda a entender o papel dos fardados no governo de Jair Bolsonaro.

www.alamedaeditorial.com.br

LIVE NO YOUTUBE em 26 de fevereiro às 17 horas com João Roberto Martins Filho, Chico Teixeira e Jorge Folena.

https://www.youtube.com/channel/UCFtHp4lQ4XmYekhFpsITW-A

“Partidos, alianças e frentes durante os governos de Getúlio, Jango, Lula e Dilma”.

Apresentada por Breno Altman, esse foi o tema da quinta aula do curso “Partidos, Alianças e Frentes no Brasil e no Mundo” promovido pela ELAHP – Escola Latino-Americana de História e Política). Todas as seis aulas do curso estão no YouTube.

Marilena Chauí discute o papel da Universidade Brasileira

O Congresso Virtual, da Universidade Federal da Bahia foi aberto pela professora Marilena Chauí nesse 22 de fevereiro. Sua palestra “O Exercício e a Dignidade do Pensamento: o papel da Universidade Brasileira” abriu o evento que segue até o dia 26.

Para assistir o Congresso:

https://www.congresso2021.ufba.br/

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário