SANTO DIAS, LÁ ESTAREMOS DIA 30 SÁBADO AS 14h00

LIVRO SANTO DIAS

https://fpabramo.org.br/publicacoes/estante/santo-dias-quando-o-passado-se-transforma-em-historia/
baixar o PDF ☝️☝️ ☝️
🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹

SANTO DIAS, LÁ ESTAREMOS🚩

DIA 30 SÁBADO AS DUAS DA TARDE

SANTO era uma pessoa tranquila, nunca gritava. Intervia calma e firmemente nas reuniões. Fazia um trabalho cotidiano nas portas das fabricas e nos fins de semana no bairro. E era um organizador da base nas fábricas que trabalhava.

O livro QUANDO O PASSADO SE TRANSFORMA EM HISTÓRIA ☝️☝️(o livro inteiro tá ali em cima☝️) retrata de forma maravilhosa a trajetória desse meieiro, dessa familia de colonos, desse SEM TERRA que virou METALÚRGICO, como milhares de migrantes expulsos da terra.

Santos chega a São Paulo na turbulência politica dos anos 60 antes do golpe.O Sindicato dos Metalúrgicos tinha como presidente o comunista Afonso Dellelis cassado em 64.

Se liga a OPOSIÇÃO METALURGICA e nos anos 70, com a virada da Igreja com D.Paulo o Cardeal Arns ele junto com outros como o lider/referência Waldemar Rossi terão apoio para criar a PASTORAL OPERÁRIA.

Quando foi assassinado na porta da fábrica Sylvania a militância demorou a acreditar,a entender , mas como? Logo ele tão liderança, tão de diálogo, super calmo, fora o escolhido para ser abatido pela Polícia Militar na GREVE GERAL METALÚRGICA de 1979.

Em 1978,um ano antes, na irrupção da greve das COMISSOES DE FABRICA SANTO (vice) encabeçava com Anizio Batista a chapa da OPOSIÇÃO SINDICAL METALURGICA DE SÃO PAULO OSM-SP , alternativa aos pelegos colocados pelos militares no Sindicato em 64/65 e que foram se perpetuando. Eleiçoes sem fiscais da Oposição, listas secretas dos votantes.Um vale tudo.

Com a greve de 78 a Oposição se fortaleceu politicamente e conseguiu provar a fraude e anular as eleições Parece invenção, mas é verdade: o ministro do Trabalho da ditadura Arnaldo Prieto simplesmente veio e deu posse à polegada.A, como ele disse “ao meu amigo Joaquim dos Santos Andrade” ( esse Joaquim foi um capacho dos patrões, ninguém nem quer lembrar
que ele existiu.Esse verme era da oposição de direita e encabeçou chapa contra o comunista Delellis.Com.o golpe foi interventor em Guarulhos e foi chamado para garantir o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo no colo da ditadura.Cumpriu bem o papel por 22 anos)

A eleição como também a greve de 1978 estão bem documentadas no filme BRAÇOS CRUZADOS,MÁQUINAS PARADAS ( é só entrar e assistir no youtube
https://youtu.be/W49uzPHOer4 )

Em 79 os empresários,🙄 os pelegos 😝e o governo Maluf😡 estavam mais espertos e combinados.

A greve começava de domingo pra segunda.A ROTA a polícia que mata invadiu na madrugada as sedes dos Comandos de Greve, junto com.a Polícia Civil. Foram fichados no DOPS 334 companheir@s(a lista nominal está no livro INVESTIGAÇÃO OPERÁRIA publicado pelo IIEP- pgs 153 a 159) e a GREVE ACONTECEU ASSIM MESMO😁🌹🚩

Santo foi assassinado na terça feira as duas da tarde.
A cidade foi tomada de comoção quando seu corpo acompanhado por uma multidão foi carregado da Igreja da Consolação até a Catedral da Sé.Depois o corpo foi levado para o Cemitério do Campo Grande em Santo Amaro.

Todos os anos desde então existe a caminhada da porta da fábrica Sylvania até o cemitério Campo Grande onde Santo repousa num tocante mausoléu projetado por seu filho Santinho.

LÁ ESTAREMOS
E acompanhe as oito da noite a homenagem em.forma virtual
🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩🚩
Divulgação PROJETO MEMÓRIA OSM-SP/IIEP

🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹

Veja as atividades para o dia 30 👇 sábado

PROGRAMAÇÃO

30 de outubro, 2021
 
Queridos familiares e companheiros de Santo Dias, 42 anos se passaram mas a luta e história jamais serão esquecidas!
Este ano continua a pandemia do COVID 19, por isso faremos as homenagens de forma híbrida, com ato presencial e transmissão ao vivo pelos canais

Facebook e YouTube Assistam, compartilhem e divulguem!
 
14h  Fábrica Sylvania – Cemitério Campo Grande
Transmissão ao vivo da pintura da rua Quararibeia, onde Santo Dias foi assassinado, e celebração no cemitério Campo Grande.

 20h00  Homenagem a Santo Dias ao vivo
Transmissão ao vivo da homenagem feita por Celso Maldos e Comitê Santo Dias, com músicas e depoimentos dos familiares e companheiros de Santo


🚩BANDEIRAS AO ALTO PARA SANTO DIAS🚩🚩🚩

Sebastião Neto – dirigente sindical e pesquisador do IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas).

Apoie a REDE IIEP

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário