COMPANHEIRO ALDO LEITE, PRESENTE!

Aldo Leite foi um quadro fundador do PT, liderança da Vertente Socialista, depois do Poder Popular e Socialismo (Poposo). Participou do Na Luta PT…

Militou no movimento de saúde da zona leste. Nos anos 1970 foi funcionário da saúde estadual. Num depoimento para um estudo sobre a lutas populares na zona leste deu um depoimento onde contava:

“Trabalhei na secretaria de Estado da saúde. Eu era militante do movimento de
saúde. Aí na época era um cargo chamado de visitador sanitário que era aquela
pessoa que visitava as pessoas na casa delas as pessoas que tinham mal de Hansen e que tinham tuberculose, esses problemas mais sérios, a gente tinha que fazer visita em casa quando era descoberto […]

Bem é o que eu fiz e além disso eu era militante, aqui nessa região, do movimento
de saude, o movimento popular de saúde por uma razão bem simples: em 71 essa região toda aqui tinha um consultório dentário ali em São Mateus. Aqui não tinha nem uma clínica particular. Depois é que teve um médico ali o Paulo não sei das quantas que tinha o consultório ali na Mateo Bei e tinha um postinho de saúde
numa casa particular alugada no Jardim Colonial, tinha outra aqui em São Mateus.

Hospital só no Tatuapé […] Aí eu me lembro que eu trabalhava na rua e eu via
é… o povo daquela região (Iguatemi), especialmente as mães que vinham de fora,
chegavam aqui e aí aquelas fossas que faziam ali, água contaminada e o diabo a
quatro…” (*)

Ele foi dirigente do PT de São Mateus, na zona leste. Foi administrador regional de São Mateus na gestão da Erundina.

Militei por alguns anos com ele quando eu fui diretor de grêmios livres da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) durante as luta contra os governos tucanos (PSDB) do Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Mário Covas.

Fui apresentado à ele por meu querido amigo Alexandre Araújo, o Alexandrão de Cidade Tiradentes que foi dirigente do PT de Guaianases e hoje é militante do coletivo Luta Socialista (Psol).

Aldo era genial e tinha uma energia fabulosa. Quadro generoso da luta pelo socialismo. Militante popular da melhor estirpe. Fundou a rádio comunitátia Companheira FM no ato do morro do Barro Branco em Cidade Tiradentes. Nessa rádio a Juventude Revolução, grupo de jovens que fiz parte matinha o programa “RevoluSom” que pude participar várias vezes.

Sua história envolve centenas de lutas que estão na raíz do PT da zona leste de São Paulo. Lutas operárias e populares. Resgatar essas histórias é defender o PT em seu melhor.

Honra ao companheiro Aldo Leite!

Aldo Leite, presente!

Alexandre Linares, presidente do PT da Mooca, professor e jornalista. Integra o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

(*) SOUSA, ADRIANO JOSE DE. Cotidiano e Lutas Sociais na Periferia de São Paulo: Sujeitos Históricos da Urbanização de São Mateus (1950-1992). [www.encontro2018.sp.anpuh.org/resources/anais/8/1530828106_ARQUIVO_COTIDIANOELUTASSOCIAISNAPERIFERIADESAOPAULO(1950-1992)ADRIANOSOUSAANPUH.pdf]

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário